A IA terá um impacto duradouro na forma como vivemos? O que as pessoas em todo o mundo pensam sobre as novas tecnologias
Uma pesquisa representativa no Brasil, na China, na França, na Alemanha, na Índia, no Reino Unido e nos Estados Unidos sobre tecnologia com foco em IA.
A inteligência artificial já faz parte de conversas sobre futuras tecnologias há algum tempo. É por isso que a Bosch realizou uma pesquisa representativa pelo terceiro ano consecutivo, pedindo as pessoas de vários países que compartilhassem suas opiniões sobre o progresso tecnológico. A pesquisa concentrou-se na abertura geral das pessoas à inteligência artificial, no impacto da IA em nossas vidas diárias e em seu papel na sociedade. O relatório de tecnologia examina mais de perto as diferentes opiniões em diferentes países, juntamente com o papel desempenhado pelas principais tecnologias atuais.
Principais questões exploradas no estudo
A IA torna o mundo um lugar melhor?
55% das pessoas pesquisadas em todo o mundo acreditam que a IA tornará o mundo um lugar melhor. Os entrevistados da China (83%) e da Índia (75%) foram os mais otimistas, enquanto as opiniões no mundo ocidental ficaram mais divididas.
Estamos prontos para o início da era da IA?
Aproximadamente metade (49%) dos entrevistados em todo o mundo acha que estão prontas para o papel cada vez maior que a inteligência artificial deverá desempenhar. No entanto, isso se deve principalmente aos altos níveis de aceitação da tecnologia na Ásia (76% na Índia e 73% na China), enquanto os pesquisados nos países ocidentais foram mais pessimistas.
A IA pode ser tão inteligente quanto um ser humano?
A maioria dos entrevistados em todo o mundo (61%) acredita que a IA atinja o nível de inteligência humana. Novamente, há uma diferença marcante entre o Oriente e o Ocidente. Por exemplo, 73% das pessoas na Índia, mas apenas 53% na França, responderam sim a essa pergunta.
Relatório de tecnologia marca o terceiro ano: A IA é mais importante agora do que no passado?
Pela terceira vez, as pessoas foram convidadas, como parte do estudo Tech Compass, a declarar quais tecnologias terão o maior impacto na próxima década. Globalmente, 43% (2022) e 41% (2023) classificaram a IA como a tecnologia mais importante. Este ano, no entanto, houve um grande aumento no número de entrevistados que a classificaram como a mais importante em termos de importância geral. Hoje, 64% das pessoas pesquisadas em todo o mundo acreditam que a inteligência artificial será a tecnologia mais influente no futuro próximo.
Essa tendência reflete-se em todos os países cobertos pela pesquisa, com a Alemanha apresentando o maior aumento ano a ano, com 28 pontos percentuais.
A IA contribui para um mundo melhor?
A inteligência artificial agora faz parte da nossa vida cotidiana. Mas será que a crescente influência da IA torna o mundo um lugar melhor? 55% das pessoas nos países pesquisados acreditam que a IA mudará o mundo para melhor. Essa é uma opinião comum, especialmente nos países asiáticos, com 83% na China e 75% na Índia respondendo afirmativamente a essa pergunta.
A confiança na inteligência artificial também aumentou em relação a outras tecnologias. Em 2021 e 2022, a biotecnologia, a engenharia climática e as células de hidrogênio/combustível foram as tecnologias que tiveram o maior impacto positivo na sociedade, de acordo com a pesquisa. Em 2023, a IA foi classificada em primeiro lugar, recebendo 39% de todos os votos, um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao ano passado.
Mas quais benefícios as pessoas esperam que a IA traga para suas vidas pessoais? O maior número (49% no geral e incríveis 70% na China) declarou que ela “tornará a vida mais confortável”. Em seguida, vieram "facilitar o trabalho" (45%) e "melhorar a saúde" (44%).
No entanto, as pessoas também têm sentimentos contraditórios em relação à IA, conforme revelam os resultados da pesquisa. Quando perguntados sobre qual tecnologia representa a maior ameaça para a sociedade, 38% dos entrevistados citaram a “inteligência artificial”, 11 pontos percentuais a mais do que nos anos anteriores. As pessoas preocupam-se com o impacto negativo que a IA pode causar. Mais da metade dos pesquisados (53%) está preocupada com a perda de empregos devido à automação. Em seguida, vêm as “violações de privacidade” e o medo da “manipulação do comportamento humano devida aos algoritmos alimentados por IA”, ambos com 52%.
Tecnologia revolucionária: A IA é tão importante quanto a invenção da Internet?
A IA é apenas uma moda passageira que ninguém realmente conhece tampouco entende qual será seu impacto? Ou a tecnologia mudará nosso mundo para sempre? Para descobrir, perguntamos aos entrevistados do estudo se o crescimento da IA generativa é semelhante ao da Internet há mais de 30 anos.
Os resultados são bastante claros, como mostra o índice global. 73% dos entrevistados acreditam que a IA generativa mudará nosso mundo da mesma forma que a Internet o fez no passado. Na China, 84% compartilham essa opinião. As pessoas nos EUA são um pouco mais céticas, embora uma clara maioria dos entrevistados (66%) acredite que há paralelos entre a IA e a Internet em termos de seus respectivos impactos.
Principais fatos
Desenho do estudo
Para este estudo, pessoas com 18 anos ou mais foram pesquisadas on-line em sete países (Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Reino Unido e EUA) em dezembro de 2023 pela Gesellschaft für Innovative Marktforschung mbH (GIM) em nome da Robert Bosch GmbH. Na França, na Alemanha e no Reino Unido, foi pesquisado um mínimo de 1.000 pessoas cada; no Brasil, na China, na Índia e nos Estados Unidos, foi pesquisado um mínimo de 2.000 pessoas cada.
As amostras são representativas do respectivo país em termos de região, gênero e idade (Brasil, Alemanha, França, EUA, Reino Unido: 18-69 anos / China, Índia: 18-59 anos).
Legenda da foto: As pessoas foram pesquisadas em sete países para o Tech Compass 2024.
*Para os resultados globais (“Índice Global”), foi feita uma média entre os sete países, independentemente do tamanho da população. Salvo indicação em contrário: valores baseados no Top-2-Box. Para facilitar a leitura e a interpretação, o índice global para 2023/2024, em cada caso com base em 7 países, é ocasionalmente comparado com o índice de 2022 com base em 5 países. O cálculo de um índice global para 2023/2024 com base nos 5 países anteriores forneceu resultados equivalentes.