Temos as habilidades em IA de que precisamos para o futuro?
Uma pesquisa representativa realizada no Brasil, na China, na França, na Alemanha, na Índia, no Reino Unido e nos Estados Unidos sobre tecnologia com foco em habilidades em IA.
A Inteligência Artificial (IA) abre inúmeras oportunidades. Mas como podemos usar essa tecnologia para nos tornarmos mais produtivos, eficientes e bem-sucedidos? E será que temos as habilidades em IA necessárias para conseguir isso? Em uma pesquisa representativa realizada no Brasil, na China, na França, na Alemanha, na Índia, no Reino Unido e nos Estados Unidos, exploramos estas questões.
Destaques do estudo
Qual será a importância das habilidades em IA no futuro?
As habilidades em IA estão se tornando cada vez mais relevantes: 71% das pessoas em todo o mundo as consideram cruciais para o sucesso futuro. Essa visão é particularmente predominante na China (91%) e na Índia (89%), enquanto países ocidentais como a Alemanha (60%) e a França (56%) classificam como mais baixa a relevância das habilidades em IA.
Qual é a importância das habilidades em IA no local de trabalho?
56% dos entrevistados em todo o mundo afirmam que as habilidades em IA são importantes ou essenciais em seu trabalho atual. Os empregados da Índia (83%) e da China (76%), em particular, veem um alto nível de importância. Nos países ocidentais, como Alemanha (41%) e França (38%), a porcentagem é significativamente menor.
Quais habilidades são mais importantes na era da IA?
O uso eficaz das ferramentas de IA (59%) é considerado a habilidade mais importante em todo o mundo, seguido pelo pensamento crítico (44%) e pela conscientização sobre a segurança cibernética (44%). Curiosamente, no Reino Unido o pensamento crítico (50%) é considerado mais importante do que o uso eficaz da IA (49%).
82%
das pessoas em todo o mundo planejam instruir-se sobre IA, com um interesse particularmente alto em países emergentes como Índia (98%) e China (95%).
Habilidades em IA: Como as pessoas em todo o mundo estão tomando seu futuro em suas próprias mãos
A Bosch Tech Compass 2025 destaca como as pessoas em todo o mundo reconhecem a importância da educação em inteligência artificial. Quatro em cada cinco entrevistados planejam educar-se ativamente para entender e aplicar melhor a IA. O estudo autônomo desempenha um papel central (54%). A motivação é particularmente alta na Índia (98%), na China (95%) e no Brasil (92%).
A IA também está ganhando importância na educação escolar: 63% dos entrevistados em todo o mundo apoiam a introdução da IA como uma disciplina independente nos currículos escolares. Os resultados mostram que a educação e o desenvolvimento contínuo são fundamentais para aproveitar totalmente as oportunidades de um futuro impulsionado pela IA.
Treinamento em IA no local de trabalho: Quantos empregados já foram treinados?
A inteligência artificial está abrindo caminho no mundo do trabalho, mas até que ponto estamos preparados? De acordo com o Tech Compass, um em cada quatro entrevistados em todo o mundo (28%) já concluiu o treinamento em IA no trabalho, e 11% planejam fazê-lo. A Índia lidera, com 57% dos entrevistados treinados em IA, enquanto a Alemanha (18%) e a França (15%) apresentam taxas significativamente mais baixas. Os dados destacam como a IA está transformando o local de trabalho e criando novas demandas para empresas e empregados.
IA: veio para ficar?
A inteligência artificial não é uma tendência passageira, mas uma tecnologia cada vez mais influente. O Bosch Tech Compass 2025 revela que 67% dos entrevistados em todo o mundo veem a IA como a tecnologia mais importante para os próximos anos, um aumento significativo em relação a 2024 (64%) e especialmente em relação a 2023 (41%). Na Alemanha, 72% consideram a IA essencial para o futuro, à frente da França (70%), da China (69%) e dos EUA (68%). As preocupações com a IA estão diminuindo: 43% atribuem um impacto social positivo à IA (2024: 39%). Ao mesmo tempo, a percepção de possíveis efeitos negativos diminuiu globalmente para 34% (2024: 38%). Em países como a Alemanha (43%, 2024: 51%) e os EUA (40%, 2024: 50%), o ceticismo em relação à IA está diminuindo constantemente.
As habilidades em IA não estão mais limitadas a especialistas. Com a educação, podemos aproveitar a IA para aprimorar as habilidades de todos, validar os resultados da IA e, por fim, melhorar a colaboração homem-máquina.
Fatos importantes
Desenho do estudo
Como parte desse estudo, pessoas com 18 anos ou mais de sete países (Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Reino Unido e Estados Unidos) foram pesquisadas on-line em outubro de 2024 pela Gesellschaft für Innovative Marktforschung mbH (GIM) em nome da Robert Bosch GmbH.
Na França, na Alemanha e no Reino Unido, pelo menos 1.000 participantes foram pesquisados, enquanto no Brasil, na China, na Índia e nos Estados Unidos, o tamanho da amostra foi de pelo menos 2.000 pessoas. A seleção dos participantes é representativa de cada país em termos de região, gênero e idade (BR, AL, FR, RU, EU: 18-69 anos / CH, IN: 18-59 anos).
Contact partner
Matthias Jekosch
Porta-voz para Pesquisa e Desenvolvimento Avançados, Inteligência Artificial e Start-ups
Os resultados globais (“índice global”) baseiam-se em uma média de todos os sete países, sem levar em conta o tamanho da população. A menos que especificado de outra forma, os valores são apresentados usando o método Top 2 box. Para melhor legibilidade e interpretação simplificada, o índice global para 2023/2024/2025, cada um baseado em sete países, é ocasionalmente comparado ao índice de 2022, que foi baseado em cinco países. O cálculo de um índice global para 2023/2024/2025 usando os cinco países do ano anterior produziu resultados comparáveis.