União de expertises: parcerias estratégicas para promover novos negócios em AIoT
Parcerias estratégicas são relevantes para o crescimento de qualquer organização atualmente, sobretudo nos ramos ligados à tecnologia e inovação, como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) ou a junção de ambos que resulta no conceito AIoT. Esse tipo de tática garante um crescimento sustentável do negócio e vantagens competitivas.
De forma geral, o mercado global entendeu os impactos de tais relações e buscou realizá-las nos últimos anos. Segundo a Open Startups, 18.355 startups estabeleceram parcerias estratégicas gerais no Brasil entre agosto de 2016 e 2021.
Por que estabelecer parcerias estratégicas?
Devido à transformação digital ser complexa e dinâmica, dificilmente as empresas têm todas as habilidades e ferramentas necessárias para realizar esse projeto de forma completa, mesmo que tenha diversos talentos e competências. Isso porque a transformação digital envolve mudanças culturais, diferentes áreas do negócio e necessidade de modernizar processos de parceiros.
As parcerias estratégicas na área de AIoT surgem para solucionar esse impasse, de modo que elas suprem as carências restantes da empresa para promover sua inovação e modernização de forma completa. Por isso, uma colaboração pode ter diferentes finalidades, podendo englobar a aceleração do processo de entrada de um novo negócio no mercado, a otimização dos gastos relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias, o acesso a canais de venda ampliados e até a exploração de novos modelos de negócios.
Para estar conectado com o ecossistema de tecnologia, entender as necessidades do mercado, desenvolver novas negócios em parceria, a Bosch inaugurou o The Connectory Brasil. São espaços de inovação, situados em Curitiba e Campinas, dedicados à inovação colaborativa, atuando como uma plataforma de co-criação destinada a impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novos modelos de negócios, especialmente aqueles que envolvem a integração de Inteligência Artificial e Internet das Coisas (AIoT) em diversos setores de atuação.
O The Connectory Brasil opera principalmente dentre das seguintes áreas de foco:
- Ethanol & Bio Fuel
- Digitalization & Services
- Mobility
- Consumer Goods
- Industry 4.0
- Building Technology
- Agro & Mining
Além de concentrar-se nos desafios relacionados às áreas mencionadas, o The Connectory Brasil oferece um conjunto de oportunidades abrangentes, tais como:
- Colaboração em desafios de PoCs (provas de conceito) em parceria com o Open Bosch e o Startup Harbour
- Co-criação e participação em programas de inovação
- Acesso à tecnologia da Bosch e a especialistas em AIoT
- Criação de eventos que promovem conexões dentro do ecossistema
Ao participar dessa plataforma, você poderá se envolver nessas atividades, fortalecendo sua conexão com as tendências emergentes e colaborando ativamente no desenvolvimento de soluções de ponta.
Esse conceito faz parte do Connectory Global Network, que é baseado em 3 pilares:
- Parcerias e co-criação;
- Projetos corporativos;
- Experiência educacional.
O Connectory é uma rede global com espaços físicos ao redor do mundo que seguem o mesmo conceito central, porém cada localidade possui suas particularidades, suas áreas de atuação e seu parceiro local. Hoje está presente em: Curitiba, Chicago, Campinas, Guadalajara, Stuttgart e Xangai. A finalidade principal desta rede é fomentar a cultura de inovação e o mindset empreendedor, com o compartilhamento de experiências e conhecimentos, reunindo startups, instituições de ensino e empresas.
Como parcerias estratégicas ajudam a fomentar a AIoT?
Para impulsionar a Inteligência Artificial das Coisas (AIoT), a Bosch criou o seu próprio Centro de Inteligência Artificial (BCAI), que opera em sete localidades no mundo e conta com cerca de 270 especialistas em IA que trabalham em 185 projetos relacionados a essa tecnologia.
Temos como exemplo prático as parcerias estratégicas entre fábricas e BCAI, que resultaram em uma solução universal de IA para manufatura. Na prática, usa-se o Nexeed Manufacturing Execution System (MES) para coletar, processar e analisar os dados automaticamente de diferentes fontes quase em tempo real.
Os valores investidos no BCAI foram recuperados em apenas três anos. Somado a isso, a Bosch almeja treinar 20 mil colaboradores em IA até o final de 2022 e fazer com que todos os produtos tenham IA ou sejam desenvolvidos ou produzidos com a ajuda de IA até 2025. Como vemos, os investimentos da Bosch são contínuos para contribuir com a transformação digital, o desenvolvimento de tecnologias e a competitividade de seus negócios e parceiros.
A Bosch também está entre as 20 empresas globais que pesquisam IA. As suas principais áreas de atuação são: agronegócio, engenharia, manufatura (indústria 4.0), mobilidade, serviços, logística e segurança.
Outro investimento efetuado pela Bosch é no campus de IA em Tübingen, o Cyber Valley da Alemanha. Essa é uma joint venture de pesquisa que congrega indústrias, governos e entidades de ensino que foi feita com a finalidade de impulsionar a pesquisa avançada de IA e transferir rapidamente descobertas para aplicações industriais.
Como as parcerias estratégicas da Bosch colaboram para o desenvolvimento da AIoT?
A Bosch mantém diferentes parcerias para fomentar o desenvolvimento da AIoT no Brasil e no mundo. Conheça algumas delas:
IPT – Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial
Com foco na Indústria 4.0 brasileira, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com o setor privado e mais 28 universidades e instituições nacionais e internacionais, lançou a Plataforma IAsmin, um Centro de Inteligência Artificial. A Bosch é uma das parceiras desta iniciativa juntamente com Siemens, Siemens Energy, Braskem, Klabin e Stellantis. O objetivo é equipar o setor produtivo nacional com ferramentas avançadas, além de desenvolver e disponibilizar aplicações IA.
Senai Paraná - Hub de IA
Junto a 12 outras organizações, a Bosch é uma das patrocinadoras do Hub de Inteligência Artificial do Senai no Paraná. A sua finalidade é de acelerar a adoção de novas tecnologias pelas indústrias brasileiras, atuando como um Centro de Provas de Conceito de IA. Trata-se de um ecossistema que une startups que queiram experimentar e provar suas soluções de forma ágil, acessível e fácil.
PUC Paraná - Formação profissional
A Bosch também é parceira da PUCPR em uma iniciativa, que conta com o apoio da Hotmilk, o ecossistema de inovação da Universidade, com objetivo fomentar a inovação, por meio da qualificação de pessoas em programas de pós-graduação stricto sensu.
Ao todo, 19 colaboradores da Bosch integraram os programas de pós-graduação da PUCPR e se tornarão pesquisados nas áreas de IA, mecânica e ciência de dados. O grupo está desenvolvendo um sistema que utiliza a Inteligência Artificial e o machine learning (aprendizado de máquinas) para antecipar falhas de montagem na linha de produção da Bosch. Com essa tecnologia, a empresa será capaz de economizar tempo, reduzir erros e aprimorar a qualidade de seus processos.
Curitiba Connectory – Parceria com o Habitat Senai
No começo de 2022, foi firmada uma parceria entre o Curitiba Connectory, um dos espaços de inovação e co-criação do Connectory no Brasil, promovido pela Bosch e o Habitat Senai, um espaço colaborativo de troca de experiências entre empresas inovadoras e o Sistema Fiep, especializado em consultoria com foco em inovação e produtividade para aumentar a competitividade do setor.
Essa parceria busca ampliar a missão de construir um mundo mais conectado, promovendo conexões e parcerias que acelerem o ecossistema de inovação, gerando impacto na criação de soluções inovadoras entre startups, empresas, universidades e comunidade.
Campinas Connectory – Parceria com o DigiHub da Bosch America Latina
A segunda localização do Connectory no Brasil foi inaugurada em fevereiro de 2023, na cidade de Campinas. O Campinas Connectory surgiu como uma expansão bem-sucedida do modelo do Connectory pelo Brasil e América Latina. Indo além de espaços físicos, ele oferece serviços inovadores para impulsionar parcerias e negócios.
Localizado no espaço do DigiHub dentro da Bosch em Campinas, tem como objetivo principal alavancar novos negócios digitais e fortalecer o ecossistema de inovação na região, além de oferecer eventos para todos aqueles que têm interesse e desejam interagir com o ecossistema de Inovação e IoT da Bosch.
Parceria com École 42 visando o desenvolvimento de soluções e formação em Tecnologia
Em março de 2023, a Bosch, firmou uma parceria com a École 42, uma das melhores escolas de programação e engenharia de software do mundo, para o desenvolvimento de soluções em tecnologia por meio do 42 Labs, programa de cinco meses de duração realizado pela 42 São Paulo em parceria com organizações para que estudantes desenvolvam projetos reais para as empresas e, inseridos nas suas culturas, tenham experiência de mercado.
No total serão realizados três Labs envolvendo as unidades da Bosch em Campinas e Curitiba, com a participação de 12 estudantes. Os projetos contemplam diferentes áreas, como soluções desenvolvidas no metaverso, IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial).
Além disso, a Bosch também vai apoiar a formação de dois cadetes - como são chamados os alunos - que serão classificados no processo de seleção para a formação em engenharia de software da escola.
No contexto de transformação digital que a sociedade e os negócios estão vivenciando, é fundamental investir no desenvolvimento de novos talentos alinhados à evolução do mercado. Na Bosch, esse olhar para a educação e formação profissional é parte dos valores da empresa desde sua fundação.
Fomentando a Inovação através da Colaboração: Open Bosch
A Open Bosch, unidade de Clientes de Risco do Grupo Bosch, tem como objetivo estabelecer parcerias de longo prazo com startups através do processo Venture Client. Buscando colaborações frutíferas entre startups e as unidades de negócio da Bosch, esse processo permite realizar projetos de colaboração (pilotos) para validar tecnologias e sua adequação cultural em casos específicos de utilização.
Desde 2019, o Open Bosch Awards destaca projetos de inovação aberta que se destacam pela excelente colaboração entre startups e a Bosch. A Open Bosch tem um histórico sólido, com mais de 2.000 equipes apoiadas desde sua fundação em 2018, e 200 delas envolvidas em projetos ativos. Profundamente enraizada em todas as divisões e regiões da Bosch, a Open Bosch já finalizou com sucesso 18 novas parcerias em 2023. Recentemente, no Open Bosch Forum 2023 em Stuttgart, o Prêmio Open Bosch 2023 celebrou a excepcional parceria entre a Bosch e sua startup colaboradora.
Hoje quem representa o Open Bosch na América Latina e realiza a identificação dos cases de maior interesse para avaliação, bem como coordena o acompanhamento local da metodologia de "Venture Client" é o The Connectory Brasil.
Academia de Talentos Digitais da Bosch
Na batalha pelos melhores talentos, a Bosch Brasil desenvolveu em 2021, a Academia de Talentos Digitais (Digital Talent Academy), que oferece treinamento e capacitação para jovens em temas como inteligência artificial e desenvolvimento de software, com o objetivo de fornecer aos jovens as habilidades necessárias para prosperar na era digital. Para muitos deles, isso representa um passo decisivo para uma vida com mais oportunidades.
Com mais de 2.400 inscrições somente em 2023, a DTA está se tornando um impulsionador de oportunidades para muitos jovens brasileiros em busca de uma vida melhor.
O programa não faz uma seleção prévia com base em educação, experiência ou habilidades linguísticas. "Todos têm a oportunidade, independentemente de sua origem, gênero ou recursos financeiros", enfatiza Gaston Diaz Perez, CEO da Bosch na América Latina.
O DTA conta com a parceria do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em Campinas. A maior parte da carga teórica é oferecida pelo SENAI, enquanto a parte técnica e prática é realizada na Bosch.
Esse modelo de educação dual já é bem tradicional em países como a Alemanha, mas é considerada única no Brasil. Aqui, só é possível estudar ou participar de um programa de treinamento se você tiver condições financeiras para fazê-lo. No Brasil, entretanto, programas de capacitação como esses são mais parecidos com uma escola e oferecem pouca experiência prática.
Devido ao seu ineditismo, o DTA recebeu apoio do banco alemão DEG para fomento às atividades do programa nas plantas de Campinas – SP, Curitiba – PR e Joinville – SC, com a instalação de novos laboratórios que permitiram a ampliação do número de alunos.
Saiba mais sobre o DTA escutando o episódio O que é codar no podcast Bosch Talks.
Bosch se une ao Peça Aí para fomentar a digitalização no setor de reposição automotiva
As vendas de autopeças no comércio eletrônico crescem continuamente e a Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, tem como estratégia fomentar a digitalização no setor de reposição automotiva no Brasil, olhando para todos os elos da cadeia.
Assim, dentre outras iniciativas já realizadas neste sentido nos últimos anos no país, a empresa dá mais um passo ao se unir ao Peça Aí – plataforma de compra e venda de peças automotivas para o mercado B2B, fundada em 2022, com a aquisição de 20% na participação da empresa. Esta parceria tem a finalidade de buscar soluções efetivas para as oficinas mecânicas no que tange à busca e compra de autopeças por meio de uma plataforma multimarca que favorece a correta identificação dos itens, agilidade de entrega e condições diferenciadas de pagamento. Ademais, proporciona também um canal de vendas digital adicional para distribuidores e varejistas captarem novas oportunidades de negócios.
O investimento é um complemento às ações consolidadas da divisão Automotive Aftermarket da Bosch no ambiente offline e agrega uma nova opção de jornada de compra, que acontece por meio da cadeia de distribuição já existente. Atualmente, as operações por meio da plataforma Peça Aí atendem a cidade de São Paulo, mas existe plano de expansão para outras regiões do país.
Parcerias via EMBRAPII com Instituições de Ciência e Tecnologia
Através deste instrumento de apoio a Bosch desenvolveu, em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia credenciadas a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), novos produtos e soluções embasadas em tecnologias IoT. Dentre as iniciativas fomentadas, apresentam-se desenvolvimentos de novos processos e serviços inteligentes e conectados, como soluções para manufatura, monitoramento de sistemas e agronegócio.
A Bosch tem se destacado devido ao volume de participação em projetos de parceria utilizando este mecanismo de fomento, sendo uma das empresas que mais celebra parcerias via EMBRAPII no país.
Bosch é uma das empresas que mais participa do programa Inova Talentos
Com o objetivo de aproximar profissionais qualificados em pesquisa das empresas com projetos de inovação, a Bosch se destaca como uma das empresas que mais participam do programa Inova Talentos. Este programa, que é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), viabiliza bolsas de pesquisa para que pesquisadores recém titulados executem projetos de inovação na empresa.
Desenvolvimento de Fornecedores Bosch
Em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e com o Instituto SENAI de Inovação em Sensoriamento, a Bosch e sua equipe de Desenvolvimento de Fornecedores atua em um projeto para a implementação de tecnologias de digitalização em fornecedores da empresa. A equipe realiza visitas para análise das necessidades de cada fornecedor e providencia a implementação de inovações em processos em cada um.
Com esta iniciativa, a empresa impacta diretamente sua cadeia de fornecedores, impulsionando a industrialização local com as tecnologias AIoT disponíveis em seu portfólio.
Bosch participa do edital ABDI Labs com o Tooling Monitoring
Viabilizado pela ABDI, a Bosch implementou sua tecnologia de monitoramento de moldes de injeção e estampo em empresa parceira como meio de difundir a utilização de tecnologias de Indústria 4.0 no mercado. A solução pôde executar em ambiente relevante o sensoriamento de moldes com o custo de implementação patrocinado pela ABDI, e permitiu o acompanhamento de ferramental de alto custo alocado em fornecedores, sem a necessidade de deslocamento e com configurações personalizadas de acordo com as preferências do cliente.
Bosch celebra parceria para criação do centro de pesquisa aplicada em Inteligência Artificial: Plataforma IASMIN
A Bosch faz parte do quadro de empresas parcerias do centro de pesquisa aplicada em Inteligência Artificial Plataforma IASMIN (Inteligência Artificial Soluções para Manufatura Inteligente), inaugurado em 2021. O centro tem cede no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e tem foco em áreas como monitoramento e controle em tempo real, gêmeos digitais, interoperabilidade e integração em cadeia, sistemas autônomos, robótica e máquinas-ferramenta, entre outras.
Fazem parte deste consórcio 12 Institutos de Ciência e Tecnologia e 6 empresas localizadas ao redor do Brasil, além de pesquisadores especializados nas áreas foco do centro.
A criação deste centro contou com o aporte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).