Bosch Brasil: 70 anos. Saiba tudo que marcou a história da Bosch no Brasil em sete décadas
Em 2024, a Bosch completa 70 anos de história no Brasil. Ao longo dessas sete décadas, a “Tecnologia para a Vida” da empresa vem conquistando o país com confiança, excelência e – claro – muita inovação.
Essa trajetória teve início em 16 de novembro de 1954, na cidade de São Paulo: com o nome de “Robert Bosch do Brasil Indústria e Comércio de Acessórios para Motores e Chassis Ltda”, a empresa foi fundada no país e deu o primeiro passo para uma longa jornada de sucesso e diversas conquistas!
Está curioso(a) para saber quais foram os principais marcos da Bosch no Brasil? Confira essa história fascinante em nossa linha do tempo:
- 1954: Fundação da Robert Bosch do Brasil Indústria e Comércio de Acessórios para Motores e Chassis Ltda., na cidade de São Paulo, SP.
- 1956: Transferência da sede para Campinas, SP, na Avenida da Saudade, que se torna a primeira unidade fabril da Bosch no país.
- 1958: Criação da primeira Escola de Assistência Técnica da Bosch em Campinas e aquisição de terreno, na Fazenda Boa Vista (Campinas), para instalação de uma nova unidade fabril.
- 1959: fundação da unidade fabril de Sorocaba/SP, com produção de sistemas de direção e bombas para automóveis e veículos comerciais. Hoje, a planta conta com mais de 680 colaboradores.
- 1960: Início da produção nas novas instalações em Campinas e começo da Aprendizagem Industrial Bosch, implantada a partir da parceria com o SENAI para formação de jovens.
- 1964: A Bosch do Brasil inicia suas exportações para América Latina e Alemanha; Inauguração da segunda unidade no Brasil - a Fábrica de Tatuapé em São Paulo.
- 1968: Bosch começa a montar suas ferramentas elétricas no Brasil.
- 1970: Inauguração de nova planta industrial em Aratu, BA, para produção de vela de Ignição.
- 1971: Nacionalização da produção de Ferramentas Elétricas Bosch no Brasil. Estas, até então, eram importadas da Alemanha.
- 1972: Lançamento dos Faróis Bosch projetados exclusivamente para o Brasil.
- 1974: Criação da Escola de Assistência Técnica Volante Bosch. A escola rodou o país em um ônibus levando o conhecimento técnico.
- 1975: A Bosch do Brasil participa do Programa Proálcool, com o desenvolvimento de produtos a álcool para as montadoras.
- 1978: Inauguração da nova Fábrica Bosch na CIC - Cidade Industrial de Curitiba -, para a linha diesel.
- 1983: Lançamento de baterias especiais para veículos a álcool e a produção do primeiro modelo de bomba injetora a álcool.
- 1984: Inauguração da Robert Bosch do Brasil Amazônia S.A, na Zona Franca de Manaus, destinada ao setor eletrônico (autorrádios e toca-fitas); Aquisição da WAPSA - Walita Autopeças S.A.
- 1988: Lançamento do primeiro sistema de injeção eletrônica no mercado brasileiro: Le-Jetronic Bosch.
- 1990: Chegada dos Freios ABS no Brasil.
- 1992: Início do desenvolvimento da tecnologia Flex Fuel.
- 1994: Primeiro carro conceito com sistema Flex Fuel no Brasil (GM Ômega 2.0)
- 1996: Constituição da Robert Bosch Freios Ltda, em Campinas.
- 1997: Início da produção de válvulas de injeção eletrônica de combustível.
- 1999: Nova visão estratégica da Bosch denominada BeQIK, cujos focos são a qualidade, a inovação e a orientação ao cliente.
- 2001: O Grupo Bosch adquire a Mannesmann Rexroth, surgindo a Bosch Rexroth Ltda. Criação de nova unidade de negócios da Bosch no Brasil, a Termotécnica.
- 2002: Criação de nova unidade de negócios no Brasil, a Sistemas de Segurança. Início da fabricação em série, na Fábrica Curitiba, da Bomba Unit Pump (UP) e do Common Rail System (CRS), um moderno e inovador sistema de injeção a diesel.
- 2005: Inauguração da Pista de Teste da Fábrica Curitiba-PR. Inauguração de Nova linha de produção dos injetores Common Rail para caminhões (CRIN).
- 2006: Inauguração da Pista de Teste da Fábrica Campinas.
Criação de Sistema DG Flex para caminhões e ônibus. - 2007: Lançamento da linha de produção do ABS (8ª geração) na Fábrica Campinas II.Aquisição da empresa Hofmann do Brasil, localizada em São Paulo.
- 2009: Lançamento do Sistema Flex Start.
Lançamento de um novo conceito de oficinas mecânicas: o Bosch Diesel Center.
- 2009: Início das atividades do Centro Compartilhado em Joinville, SC;
Bosch Termotecnologia América Latina é transferida para Campinas e lança novo condicionador de ar;
Bosch Communication Center vem ao Brasil: em julho, o CCB iniciou suas atividades no país, somando-se a sua administração dos Centros de Serviços Compartilhados da Bosch (SSC), em Joinville, SC. - 2011: Lançamento da tecnologia bicombustível: Diesel Etanol Gás e Diesel;
Marco de 1 milhão alternadores produzidos no Brasil.
- 2012: Divisão Chassis Control Systems (CC), atinge a marca de 1 milhão de ABS produzidos no Brasil e inaugura uma nova linha de montagem para a Geração 9;
Aquisição da divisão de comunicações da IZO Consultoria Ltda. Brasil, com sede em São Paulo;
Aquisição da Heliotek Máquinas e Equipamentos Ltda. em São Paulo um fabricante de sistemas solares térmicos e bombas de calor para aquecimento de água quente sanitária;
Implantação do time dedicado para o novo negócio de mineração no Brasil. - 2013: Bosch comemora marco de dois milhões de ABS produzidos no Brasil:
Bosch comemora 10 anos de tecnologia Flex Fuel no mercado interno e a produção de 20 milhões de bombas flex;
Bosch realiza Road Show de ferramentas eléctricas: carreta itinerante por várias cidades do Brasil. - 2014: 60 anos da Bosch no Brasil. 100 milhões de válvulas injetoras (EV6) produzidas no Brasil.
- 2015: A divisão Automotive Aftermarket (AA) assumiu a produção de velas de ignição em Aratu (BA), antes sob o comando da divisão Gasoline Systems (GS). Bosch América Latina define Visão e Missão para 2020: dobrar o volume de vendas na região;
Flex Start - um milhão de unidades fornecidas ao mercado brasileiro;
Inauguração de novo escritório regional em Joinville;
Criação da BISB – Bosch Integrated Solutions Brazil - subsidiária regional independente e provedora para soluções integradas, com foco em novos negócios e novos setores de atuação, como mineração, agronegócio, mobilidade, entre outros.
- 2016: SO amplia com sucesso shared service em trade marketing, compras e TI e alcança sucesso em soluções para clientes.
- 2017: 20 anos da produção dos Injetores EV6 em Campinas, marcando a nacionalização de componentes. De lá pra cá, mais de 120 milhões de peças foram fabricadas;
Estreia mundial da Bosch como fornecedor de soluções específicas para o setor de mineração, com a primeira venda de serviços para uma grande mineradora chilena e primeiro pedido de um cliente brasileiro;
A Bosch alcança a marca de 2 milhões de sistemas Flex Start® vendidos;
- 2018: Fornecimento de 1000 linhas do IPS, solução de plantio inteligente;
Bosch participa do Salão do Automóvel, em São Paulo depois de 24 anos. - 2019: Connectory – Bosch inaugura espaço de inovação aberta em Curitiba;
Bosch é uma das parceiras do e-Consórcio e apoia a Volkswagen no desenvolvimento do primeiro caminhão brasileiro 100% elétrico. - 2020: Bosch e BASF firmam joint venture para o desenvolvimento de soluções digitais no setor agrícola e fundam centro de projetos para sistemas inteligentes de plantio e fertilização em Curitiba;
No final de 2020, a Bosch foi a primeira empresa industrial global a tornar suas mais de 400 localidades neutras em CO₂.*
*Com mais de 400 locais em todo o mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono (escopos 1 e 2) desde 2020. Neste contexto, as emissões residuais de 0,7 milhões de toneladas métricas de CO₂ foram compensadas com créditos de carbono em 2022. Os escopos 1, 2 e 3 são utilizados de acordo com Greenhouse Gas Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard.
- 2021: Bosch fechou o ano fiscal com vendas totais de R$ 9,2 bilhões na região, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas, representando um crescimento de 35% sobre o ano anterior;
Produção de 10 milhões de módulos do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) e do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) no Brasil;
Transferência da linha dos componentes diesel CRIN (Common Rail Injector) dos Estados Unidos para Curitiba;
Início da produção de parafusadeira a bateria em Campinas para atender às demandas da região;
Bosch Brasil investe em tecnologia de realidade aumentada na manufatura para novos modelos de trabalho, como o smart glass, por exemplo.
- 2022: Bosch fornece gratuitamente solução de monitoramento para o transporte de vacinas contra a Covid-19.30 anos de ferramentas de medição da Bosch - pioneirismo em medição, detecção e nivelamento;
Bosch investe em autogeração de energia nas plantas Campinas, Curitiba, Pomerode e Sorocaba;
Criação da Digital Talent Academy (DTA), para formação técnica de mais de 1000 jovens talentos até 2030, com módulos customizados em digitalização, automação inteligente, desenvolvimento de software, inteligência artificial e análise de dados;
Expansão da joint-venture entre Bosch e BASF para formação da Bosch BASF Smart Farming (BBSF), para distribuição e comercialização global de tecnologias agrícolas inteligentes, como a Solução de Plantio Inteligente Bosch (IPS) e a Solução de Pulverização Inteligente Bosch (Smart Spraying);
Bosch lança o DriveB fleet - a nova plataforma digital para gerenciamento de frotas. A solução foi criada inicialmente na Argentina é passa a ser disponibilizada também no mercado brasileiro. - 2023: Ano histórico: Bosch atinge mais de 10 bilhões de reais em vendas na América Latina, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas, um crescimento de 11,5% em comparação com 2021;
Inauguração do DigiHub América Latina, atingindo mais de 800 colaboradores trabalhando com digitalização, sendo a maior parte exportando serviços para outras unidades da Bosch no mundo e concretizando o início da transição para novos negócios digitais. No local, também estão concentradas as atividades do The Connectory Brasil, uma plataforma para impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novos modelos de negócios por meio de parcerias com startups, universidades, institutos de pesquisa;
20 anos do lançamento do primeiro carro com a tecnologia Flex Fuel no mercado brasileiro;
Consórcio em parceria da Bosch com a Mercedes-Benz conclui obras do Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis (CTVI), localizado no interior de SP e considerada a maior pista de testes da América do Sul. A infraestrutura com padrão internacional estará disponível para locação de fabricantes de veículos e componentes automotivos;
Bosch se une ao Peça Aí para fomentar a digitalização no setor de reposição automotiva;
Bosch apresenta ao mercado o CO₂ Tracking - tecnologia de conectividade que monitora em tempo real as emissões do veículo e a opção do cliente pelo uso do etanol. - 2024: 100 anos de presença da Bosch na América Latina, desde inauguração de escritório comercial em Buenos Aires, na Argentina em 1924;
70 anos de Bosch no Brasil.