Economia circular: entenda o que é e sua importância
A economia circular é um modelo de desenvolvimento que busca alinhar o crescimento econômico à preservação dos recursos naturais, promovendo a minimização da geração de resíduos, o reaproveitamento, a reciclagem e o uso eficiente dos materiais.
Diferente do modelo linear tradicional — que segue o ciclo “extrair, produzir, descartar” — a economia circular propõe um sistema regenerativo, onde produtos, componentes e materiais mantêm seu valor e utilidade pelo maior tempo possível. Esse conceito visa garantir uma gestão de recursos mais eficiente e sustentável, priorizando a redução da geração de resíduos e poluição, o uso de materiais renováveis e a regeneração dos sistemas naturais.
Seus impactos positivos incluem a melhora da qualidade do ar, a redução da poluição hídrica e a proteção da biodiversidade, alinhando-se aos princípios de desenvolvimento sustentável presentes em legislações ambientais globais e nacionais.
Neste contexto, a Bosch desenvolve um papel fundamental ao integrar os princípios da economia circular em suas operações, buscando reduzir sua pegada ecológica e gerar benefícios sociais duradouros.
A economia circular, portanto, vai muito além da reciclagem e gestão de resíduos: ela envolve o redesenho de processos, produtos e modelos de negócio, fomentando a inovação e a otimização no uso dos recursos naturais, com foco em um futuro mais sustentável para todos.
Tecnologia para a vida
O desenvolvimento de tecnologias que promovem o bem-estar é uma maneira de contribuir com as metas do ODS nº 3. A Bosch há anos trabalha na criação de tecnologias capazes de ajudar a salvar vidas. Nossos produtos garantem uma mobilidade segura e sustentável, são duráveis em casa e controlam instalações e máquinas industriais de forma eficiente e confiável. Por mais variados que sejam os detalhes desses produtos, eles compartilham um ponto comum: “Tecnologia para a vida”. Fiel à nossa marca, todos os produtos contribuem para alcançar vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Dessa forma, a Bosch reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais responsável e sustentável.
Circularidade para um portfólio de produtos sustentáveis na Bosch
“Um aspecto cada vez mais importante para aumentar a sustentabilidade de produtos e serviços é o desenvolvimento de uma economia circular. Isso envolve a reutilização de componentes e produtos, a reciclagem constante e a redução de resíduos. A economia circular não apenas ajuda a conservar recursos e tornar as cadeias de suprimento mais resilientes, mas também a reduzir a demanda de energia e as emissões de CO₂.” – relatório de sustentabilidade 2025.
A estratégia de economia circular da Bosch, é tornar os produtos sustentáveis em todo o seu ciclo de vida – desde a aquisição e produção até o uso, devolução e remanufatura até a reciclagem e a reutilização de materiais.
Para isso, foram criados “loops” dentro e fora da empresa usando processos de reciclagem estabelecidos. Dessa forma, é reduzida a quantidade de materiais utilizados e a pegada de carbono dos produtos, além de evitar riscos potenciais em relação ao cumprimento de padrões ambientais e sociais.
Construir um sistema de circuito fechado para materiais tem a vantagem particular de eliminar partes da cadeia de valor que estão sujeitas a riscos.
Estratégia Global Bosch de Economia Circular
Com a nossa estratégia de economia circular, queremos melhorar a sustentabilidade dos nossos produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida - desde a aquisição e produção até à utilização, devolução e remanufatura, passando pela reciclagem e reutilização de materiais.
Para isso, nos esforçamos para criar loops diretamente dentro da Bosch ou fechá-los fora da empresa usando processos de reciclagem estabelecidos. Dessa forma, reduzimos a quantidade de materiais utilizados e a pegada de carbono de nossos produtos e contribuímos para alcançar nossa meta de escopo 3.
Ao mesmo tempo, também evitamos riscos potenciais relacionados ao cumprimento das normas ambientais e sociais. A construção de um sistema de circuito fechado para materiais tem a vantagem particular de eliminar partes da cadeia de valor que estão sujeitas a riscos, como a extração de matérias-primas.
Tal como acontece com a neutralidade do carbono, na nossa estratégia de economia circular, utilizamos um modelo composto por alavancas que podem ser aplicadas em toda a cadeia de valor:
- Eficiência dos materiais: Melhorias na utilização de materiais podem reduzir o consumo de recursos e também reduzir o custo de fabricação de um produto. A Bosch também pode influenciar diretamente as medidas correspondentes.
- Segunda vida: Na segunda alavanca, agrupamos as medidas que a Bosch pode usar para melhorar os fluxos de materiais ou para fechar os loops dentro da empresa. Os conceitos e atividades vão desde a reutilização de produtos e seus componentes até reparos e até a remanufatura - em cada caso, com o objetivo de estender os ciclos de vida dos produtos e componentes.
- Materiais reciclados: A terceira alavanca da nossa estratégia de economia circular - materiais reciclados - abrange todas as medidas para fechar o ciclo na economia para materiais como aço, alumínio e plásticos. Dessa forma, podemos reduzir o uso de materiais primários e diminuir nosso impacto ambiental - bem como os riscos de direitos humanos decorrentes da extração de matérias-primas.
Estratégia de Economia Circular no Brasil
No Brasil, a estratégia de Economia Circular da Bosch está alinhada aos pilares globais da empresa, considerando as particularidades do mercado local para o desenvolvimento de suas ações. As iniciativas implementadas na região fundamentam-se nos princípios da economia circular e promovem projetos voltados para a redução da geração de resíduos, o design para o meio ambiente — que avalia os impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto — e a eficiência no uso de materiais ao longo da cadeia de valor. Além disso, buscamos identificar oportunidades de reduzir o uso de materiais primários por materiais secundários, onde possível, e diminuir o nosso impacto ambiental – a implementação da meta de aterro zero, já estabelecida em nossas plantas e a logística reversa de produtos, entre outras ações.
Essas iniciativas não apenas garantem a destinação correta de resíduos, mas também visam o uso eficiente dos materiais e a extensão do ciclo de vida dos produtos por meio de práticas como reutilização, reparo, remanufatura e o estabelecimento de novos modelos de negócios circulares.
Centro de Competência em Economia Circular
Em 2024, a Bosch estabeleceu o Centro de Competência em Economia Circular na América Latina, reconhecendo o potencial da região para desenvolver projetos inovadores neste pilar. Este centro atua como um hub estratégico, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre as diversas unidades de negócios da Bosch.
O Centro de Competência em Economia Circular da Bosch tem como objetivo desenvolver novos modelos de negócios baseados nos princípios da economia circular. As ações desenvolvidas visam impulsionar a circularidade de materiais em toda a cadeia de suprimentos, abrangendo o ciclo de vida completo dos produtos – desde a produção da matéria-prima até o fim de vida e a reciclagem.
Por meio de uma abordagem colaborativa e integrada, conectamos as áreas de governança e operações, facilitando a troca de conhecimentos e experiências. Essa sinergia nos permite impulsionar iniciativas em toda a região, promovendo e escalando práticas sustentáveis que beneficiam não apenas a Bosch, mas também a sociedade e o meio ambiente como um todo.
"É muito gratificante anunciar a criação do Centro de Competência em Economia Circular da Bosch, na América Latina, um marco importante para a Bosch em 2024. Este centro reforça não apenas o potencial inovador da região, mas também se consolida como um hub estratégico para a troca de conhecimentos entre nossas diversas unidades de negócios. Nosso propósito é impulsionar o desenvolvimento de modelos de negócios que promovam a circularidade de materiais ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos.", ressalta Alberto Abdu, Gerente Corporativo de Sustentabilidade e EH&S para Bosch América Latina.
Cuidar da saúde nos conecta com o bem-estar!