Cuidar da saúde nos conecta com o bem-estar
Assegurar a integridade física das pessoas é uma maneira de transformar o mundo em um lugar melhor. É por isso que saúde e bem-estar são assuntos cada vez mais evidentes.
Mas, afinal, o que a Bosch faz para contribuir nessa missão? Confira a seguir.
Por que promover saúde e bem-estar?
Estabelecido pela Organização das Nações Unidas, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3(ODS) nº 3 — saúde e bem-estar — tem a missão de “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.
Desde o ano 2000, quando foram estipulados os Objetivos do Milênio, houve uma progressiva a redução de problemas como a mortalidade infantil e de doenças contagiosas. No entanto, ainda há muito a ser feito.
Muitas das mortes no mundo têm como causa as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas estão as complicações cardiovasculares e respiratórias, o diabetes e o câncer. E o declínio das taxas prematuras de mortalidade por DCNT conquistado até 2010 está desacelerando, conforme dados do World Health Statistics.
Mas qual é a relação com o trabalho? Bem, a maior parte dos trabalhadores hoje passam longas horas à disposição da empresa, seja fisicamente, seja de maneira remota. Isso significa que ela é parte importante de toda a sua vida. Inclusive, muitas pessoas passam mais tempo no trabalho do que com a família. Sendo assim, investir é, não só uma ação preventiva, mas também um valor da empresa.
Quais ações são adotadas pela Bosch para promover saúde e bem-estar?
As ações voltadas para a saúde e o bem-estar sempre estiveram na pauta da Bosch. Partindo do seu compromisso com as iniciativas sociais e as inovações que tornam o tráfego rodoviário mais seguro, além do foco na segurança ocupacional, a empresa promove a saúde de várias maneiras.
A seguir, serão apresentadas ações no Brasil, além dos detalhes de como elas impactam a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Instituto Robert Bosch e Centro Infantil Boldrini
Comprometido com projetos sociais
Na década de 1980, a Associação Beneficente Robert Bosch apoiou um projeto médico importante: em um terreno doado pela Bosch, foi construído um segundo hospital em Campinas – o hospital infantil Boldrini, de 1.500 metros quadrados, especializado em oncologia e hematologia. Na mesma época, a associação também começou a trabalhar, em colaboração com as comunidades locais, para apoiar diversos projetos sociais nas proximidades das plantas da Bosch no Brasil.
Trinta anos depois, em 2003, o moderno centro médico foi transformado em uma fundação independente.
Como a tecnologia pode salvar vidas?
O desenvolvimento de tecnologias que promovem o bem-estar é ainda uma maneira de contribuir com as metas do ODS nº3. A Bosch há anos trabalha na criação de tecnologias capazes de ajudar a salvar vidas. A seguir, conheça uma das principais soluções criadas pela companhia.
Vivalytic
Atenta às necessidades da sociedade e usando sua ampla expertise em sensores, software e serviços, a Bosch desenvolveu soluções que revolucionaram o setor e trouxeram mais eficácia no diagnóstico. O dispositivo Vivalytic, por exemplo, foi uma ferramenta importante no combate a pandemia da Covid-19 por oferecer resultados rápidos e eficazes da presença do vírus no paciente.
Para isso, a Bosch desenvolveu um software novo e específico para detecção do vírus – ao aplicar estratégias de avaliação otimizadas, o dispositivo de análise pode detectar uma amostra positiva mediante elevada carga viral em menos de 30 minutos, exatamente onde a amostra é recolhida. Além disso, ao levar a cibersegurança em consideração, a plataforma cumpre as mais rigorosas normas de privacidade dos dados: por exemplo, não há acesso remoto aos dispositivos Vivalytic, nem possibilidade de acesso aos dados dos pacientes.
Vivatmo me
O Vivatmo me é uma solução da Bosch — divisão Healthcare. É o primeiro dispositivo de análise de respiração do mundo que permite que mais de 330 milhões de asmáticos avaliem a gravidade da inflamação das vias aéreas. Por meio dele, os pacientes conseguem monitorar o tratamento, assim como fazem os diabéticos ao medir o açúcar no sangue, e fornecer ao médico informações valiosas sobre o status da doença.
Esse dispositivo possibilita um acompanhamento rigoroso da doença, permitindo um rápido ajuste no tratamento, caso seja necessário. Ao fornecer as informações sobre a saúde de cada indivíduo — que pode visualizá-las na tela do celular —, o Vivatmo me ajuda os pacientes a decidirem a melhor maneira de conduzir o seu dia sem se sentirem mal.
É uma tecnologia que dá autonomia às pessoas com asma, ou seja, promove a saúde e o bem-estar de cada uma delas.
Monitor de hemoglobina portátil
Essa solução equipada com IA monitora a hemoglobina do sangue por meio da leitura do dedo e detecta se o paciente possui anemia em até 30 segundos. A tecnologia pode ser utilizada por países e regiões com acesso insuficiente à assistência médica.
Os benefícios que as tecnologias baseadas em AIoT podem trazer para a medicina complementam a interação entre equipe médica e paciente em diferentes contextos. Podem, por exemplo, melhorar o resultado de tratamentos e das intervenções médicas, realizar o controle eficaz das condições clínicas que exigem acompanhamento, entre outras tantas possibilidades. Visto isso, a Bosch continuará investindo nessa área com foco na inteligência artificial com o intuito de aprimorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo.