O começo 1886–1905

A história da Bosch começa com várias etapas. O primeiro para independência, depois para o mercado automotivo e, fora da Alemanha, para o chão de fábrica dos maiores fabricantes.

"Um caos" — o começo
Os anos de aprendiz e operário despertaram um desejo precoce em Robert Bosch de se tornar autônomo. Em 1886, ele abriu uma “Oficina de Mecânica de Precisão e Engenharia Elétrica”em Stuttgart. Os primeiros anos foram marcados por altos e baixos e foi apenas em meados da década de 1890 que as coisas decolaram rapidamente e não pararam mais.
Os primeiros produtos e serviços
Robert Bosch fazia todo tipo de trabalho de engenharia mecânica e elétrica de precisão que aparecia, desde a instalação de sistemas telefônicos até alarmes. Quando lhe pediram para construir um dispositivo de ignição para um motor estacionário de acordo com um projeto existente, ele o melhorou e abriu caminho para a produção de ignição.

A faísca que fez tudo acontecer – o sistema de ignição.
A partir de 1897, Robert Bosch começou a instalar dispositivos de ignição de melhor design em automóveis e tornou–se o único fornecedor de ignição verdadeiramente confiável. Em 1902, o engenheiro-chefe da Bosch, Gottlob Honold, apresentou uma solução ainda melhor: o sistema de ignição de alta tensão com vela de ignição. Esse produto abriu caminho para a Bosch se tornar um fornecedor líder mundial no mercado automotivo.
Gottlob Honold

O chefe inovador com os instintos certos
"Quando Honold finalizou o projeto de um novo produto e passou para a fase de fabricação, o mundo Bosch ficou na expectativa pelo seu lançamento no mercado".
Foi assim que Robert Bosch homenageou seu chefe de engenharia de muitos anos, que começou a trabalhar para ele como aprendiz. Além do sistema de ignição de alta tensão, ele também foi o brilhante criador dos sistemas de iluminação, motores de partida e buzinas, contribuindo para o portfólio de produtos Bosch — até sua morte em 1923.
Foto: Gottlob Honold (1901)
Proprietário — a primeira fábrica
Robert Bosch já havia se mudado várias vezes antes de decidir construir uma fábrica. Ele tinha, inicialmente, planejado alugar um ou mais andares de um prédio, mas não foi o caso. Pelo contrário, a fábrica da Bosch construída em 1901, continuou se expandindo para prédios vizinhos.

Um passo em direção ao mundo — primeiros escritórios de vendas

“…A presença na Grã-Bretanha…” — esse era, há muito tempo um desejo do Robert Bosch. Em 1898, junto com o inglês Frederic Simms, ele fundou em Londres seu primeiro escritório fora da Alemanha. Este foi o primeiro passo rumo ao mercado mundial e novos escritórios de vendas começaram a surgir rapidamente em outros países da Europa.
Magnetos de Paris — primeira produção no exterior
Depois do Reino Unido, a França era o maior mercado de vendas europeu de automóveis. A Bosch começou a operar ali uma empresa subsidiária em 1899. Os negócios na filial de Paris não podiam ter sido melhores que, a partir de 1905, foi capaz de atender a demanda de sistemas de ignição produzidos em suas próprias instalações com vista para a torre Eiffel.

Automobilismo — a primeira propaganda
Perto da virada do século, a primeira grande corrida automotiva mundial aconteceu — foi uma chance para as montadoras e fornecedores do setor mostrarem suas proezas. O belga Camille Jenatzy levou um Mercedes à vitória na Copa Gordon Bennett na Irlanda, em 1903 — graças em parte, ao sistema de ignição Bosch, que resistiu às mais severas condições.